Cientistas americanos criam 1ª “célula sintética”

http://br.noticias.yahoo.com/s/20052010/40/saude-cientistas-americanos-criam-1-celula.html

Cientistas americanos criam 1ª “célula sintética”

Qui, 20 Mai, 06h47

Washington, 20 mai (EFE).- Geneticistas americanos anunciaram hoje que, pela primeira vez, produziram uma célula controlada por um genoma sintético, um passo que aproxima a ciência da criação de vida artificial.

“Esta é a primeira espécie autoduplicável no planeta cujo pai é um computador”, disse, em entrevista coletiva, Craig Venter, um dos geneticistas mais famosos do mundo.

Há décadas cientistas de todo o mundo manipulam genes de animais e plantas, mas é a primeira vez que alguém altera o genoma completo.

Os autores da façanha, que publicaram a pesquisa na edição de hoje da revista “Science”, replicaram no laboratório o genoma da bactéria Mycoplasma mycoides, ao qual adicionaram uma sequência de DNA com um endereço de internet, para revelar os mistérios de seu experimento.

Em seguida, inseriram o genoma na bactéria Mycoplasma capricolum, da qual tinham retirado anteriormente grande parte de sua informação genética.

O novo genoma passou a controlar a célula, que começou a produzir as proteínas que o DNA transplantado pedia.

“Esta é a primeira célula sintética feita e a chamamos de sintética porque é totalmente derivada de um cromossomo sintético”, disse Venter.

Na verdade, apenas o genoma é sintético, enquanto o restante da célula é natural.

O objetivo final dos investigadores é instalar em uma bactéria um genoma criado em laboratório que ordene a realização de trabalhos úteis para o ser humano.

A Synthetic Genomics, companhia fundada por Venter, já conta com um contrato no valor de US$ 600 milhões com a petrolífera Exxon Mobil para produzir algas que absorvam dióxido de carbono e gerem biocombustíveis.

A façanha abre a possibilidade de eventualmente criar uma espécie artificial, com toda a carga ética que isso implica.

“Este é um passo importante, tanto cientificamente quanto filosoficamente. Certamente mudou minhas opiniões sobre a definição da vida e como funciona a vida”, afirmou Venter, que ficou famoso em 2000 por ser um dos primeiros cientistas a sequenciar o genoma humano.

Sua equipe tem o objetivo agora de sintetizar “a célula mínima que contenha apenas os genes necessários para sustentar a vida em sua forma mais simples”. EFE

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: